A Poluição Sonora
O que é a poluição sonora?
A poluição sonora, como o nome indica, é a poluição provocada pelo som. Esta poluição é originada pela produção de sons com elevada intensidade. Geralmente, estes sons são bastante desagradáveis, são considerados como ruídos perturbantes.
poluicao-sonora.jpg
Como é que a produção sonora é produzida?
A produção sonora é produzida pela actividade do Homem tais como o ruído produzido pelo trânsito de veículos, pelas indústrias, pelas actividades domésticas e públicas, pela proliferação de estabelecimentos e pelas obras (ex. betoneiras, escavadoras, martelo pneumático, etc).
ruido.jpg
Como é que a poluição sonora afecta o homem?
A poluição sonora para além de prejudicar a saúde do homem provocando a surdez, a irritação das pessoas, o «stress», a alteração do sistema nervoso, a fadiga, a alucinação, as doenças psíquicas, etc, pode também trazer efeitos socioculturais, estéticos e económicos e afectar de forma adversa as gerações futuras.
00827.jpg poluicao-sonora-causas-efei%5B1%5D.jpg
selo+polui%C3%A7%C3%A3o+sonora.jpg
http://www.prof2000.pt/users/jgavinhos/poluisonora.htm
http://ambiente.maiadigital.pt/ambiente/ruido/mais-informacao-1/sobre-a-poluicao-sonora/
http://www.poluicao.net/poluicao-sonora/





Poluição luminosa:Poluição luminosa é o tipo de poluição ocasionada pela luz excessiva ou obstrusiva criada por humanos. A poluição luminosa interfere nos ecossitemas, causa efeitos negativos à esaúde, ilumina a atmosfera das cidades, reduzindo a visibilidade das estrelas e interfere na observação astronômica.
Como é que a poluição luminosa afecta o ser humano???A poluição luminosa para além de prejudicar a suade do homem, pode deixar um ser humano cego. Algumas pesquisas realizadas e nos estados unidos e Russia sugerem que a exposição a luzes intensas durante a noite pode aftear a proudção de uma hormona(melatonina) responsável por regular o ciclo do sono. A diminuição da produção desta hormona encontra-se associada a um risco maior de dsenvolvimento do cancro da mama e do intestino. Os sistemas de iluminação inadequados estão assim relacionados com diversos problemas de saúde. A iluminação nocturna pode alterar os ritmos humanos, causando problemas de sono. Além disso, a alteração destes também pode estar associada a problemas como depressão. O efeito atractivo que a luz exerce sobre os insectos também tem consequências para a saúde pública.Insectos responsáveis pela transmissão da malária e outras doenças trupicais podem ser atraidos por luzes aproximandosse de populações humanas, ficando estas mais vulneráveis.
Como é que o ser humano pode evitar poluição luminosa?
O ser humano pode evitar a poluição luminosa aumentando a eficiencia e a qualidade dossistemas de iluminação utilizando como por exemplo lâmpadas económicas e evitando a utilização de iluminação arteficial durante o dia. Muitas vezes os candeeiros que iluminam as vias públicas perdem grande parte da sua luz para iluminar o céu desperdiçando luz fundamental para iluminar ruas e estradas. Este facto pode prejudicar a segurança pública e mesmo pertubar o sono de moradores de áreas urbanas muito iluminadas.
imagesCA1D0ZFN.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_luminosa

Poluição Sonora

Nos grandes centros urbanos, na proximidade dos aeroportos , dos caminhos-de-ferro, das auto-estradas e de outras rodovias de intenso tráfego,as pessoas são, diariamente, confrontadas com ruídos e barulhos ensurdecedores produzidos pelos motores ou buzinas dos automóveis, dos camiões, das motos e das motorizadas, dos transportes públicos... que circulam nas ruas e estradas num constante frenesim.
O «matraquear» infernal das maquinarias nas oficinas e nas fábricas constitui outro flagelo ruidoso a que estão expostos os seus operários e os moradores vizinhos desses complexos.

Efeitos da Poluição Sonora
Como consequência deste mal dos nossos dias, os especialistas destacam: a surdez, a irritação das pessoas, o «stress», a alteração do sistema nervoso, a fadiga, a alucinação, as doenças psíquicas...
Actualmente, os centros psiquiátricos acolhem não só alcoólicos e intoxicados, mas também um grande número de vítimas da poluição sonora.
Vamos todos ajudar a suprimir uma das maiores torturas dos nossos dias - a Poluição Sonora

Podemos contribuir no combate à poluição sonora.

Basta:

- evitar ruídos desnecessários;

- não ouvir música com um volume de som muito alto,
fazendo com que os outros também não a oiçam...;

- falar num tom moderado nos locais públicos e nos hospitais.

-------->FONTE DE PESQUISA:
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_sonora
http://www.gforum.tv/board/1603/223719/poluicao-sonora.html
iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.jpghhhhhhhhhhhhh.jpghhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.jpg

A poluição sonora é barulho que pode provocar surdez e dores de cabeça

external image images?q=tbn:ANd9GcTCEhAdsaDlTS_UHZJD_L2A-l4C9V2kzp56yuQ5P9QDlnSx3Eub
external image images?q=tbn:ANd9GcRXT74IpBqhZLyX5N4Z2z-qEnihlw9FMRGtZEBxTt9nK8WAtLDa







Por poluição entende-se a introdução pelo homem, directa ou indirectamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente.
Os agentes de poluição, normalmente designados por poluentes, podem ser de natureza química, genética, ou sob a forma de energia, como nos casos de luz, calor ou radiação.


external image img_polui%C3%A7%C3%A3o%20sonora.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3

A Poluição sonora
A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição.
Os principais efeitos negativos são:
  • Stress,
  • Perda da capacidade auditiva,
  • Falta de concentração,
  • Dores de cabeça,
  • Surdez;
  • Aumento do batimento cardíaco.
Podemos diminuir esta poluição controlando o volume do rádio, moderar o tom de voz, não acelerar o carro e evitar usar a buzina.

poluição_sonora.jpg´

http://www.ibama.gov.br/qualidadeambiental/conqual/silencio.htm



A poluição sonora
Quando ocorre?

A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, meios de transporte, na construção, etc…
A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis). Quando um ruído é tem maior frequência que 50 db as pessoas começam a ficar com danos auditivos.
Alguns efeitos negativos que as pessoas podem sofrer:

-Depressão
-Perda de audição
-Perda de concentração
-Dores de cabeça
-Perda de memória
-Cansaço


Algumas recomendações importantes:

Para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante: evitar locais com muito barulho; escutar música num volume de baixo para médio; não ficar sem protector auricular em locais de trabalho com muito ruído.

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/poluicao_sonora.htm


Poluição Luminosa


poluição_luminosa.jpg














O que é a poluição luminosa?


Como o nome indica, a poluição luminosa é quando a luminosidade artificial incomoda e prejudica a população e o ambiente em geral. Para além de tapar a visibilidade da luz das estrelas e na dificuldade na observação astronómica.


Como a poluição luminosa afecta o ser humano?


A poluição luminosa interfere nos ecossistemas, causando efeitos negativos à saúde humana (como por exemplo a cegueira). A iluminação nocturna pode provocar problemas de sono. A iluminação como tem um efeito atractivo, por isso, também atrai os insectos, muitos deles têm doenças e graças à iluminação estes insectos vão-se aproximando cada vez mais das populações. Para além disso, a própria iluminação aumenta a actividade das pessoas durante a noite e consequentemente a exposição a esses insectos e menos horas de sono/descanso.


Como pode o ser humano evitar a poluição luminosa?


Para minimizar os efeitos negativos da iluminação artificial, são necessárias novas estratégias de iluminação. A luz deve ser usada de um modo preciso e não inconscientemente.

transito_sp_noite.jpg

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_luminosa
http://www.oal.ul.pt/oobservatorio/vol3/n6/vol3n6_6.html


A Poluição Luminosa

A Poluição Luminosa é uma das mais ignoradas formas de poluição.

O que é a Poluição Luminosa?

A Poluição Luminosa causa más alterações no meio ambiente, essas são provocadas por luz artificial excessiva ou mal direccionada.

Como é que a Poluição Luminosa afecta os seres vivos e o meio ambiente?

A Poluição Luminosa pode causar vários problemas para a saúde dos seres humanos, um desequilíbrio da flora a fauna local e pode ainda afectar a reprodução, a migração e a comunicação de espécies, que caçam durante a noite. Até as plantas sofrem com a poluição luminosa, porque algumas não florescem se a duração da noite é mais curta do que o normal.

Como diminuir a Poluição Luminosa?

Para diminuir a Poluição Luminosa é necessário utilizar fontes de luz bem direccionadas, que ilumine o chão até um pouco além da metade da sua distância ao próximo poste, assim dirigindo a luz apenas para onde é necessário.

pl.jpg

Sites consultados:
http://www.silvestre.eng.br/astronomia/polumin/oqepolum/
http://www.astrosurf.com/diniz/combate_a_poluicao_luminosa.html
http://sourusso.blogspot.com/2010/11/poluicao-luminosa-afeta-todo-o-planeta.html


















O que é a Poluição Sonora?
A poluição sonora acontece quando no ambiente onde nos encontramos o nível de som é demasiado alto e provoca dor. Embora esta poluição não se junte no meio ambiente, provoca tal como outros tipos de poluição, danos no corpo (sistema auditivo) e na qualidade de vida das pessoas.

Como é que a Poluição Sonora afecta o ser humano?
A poluição sonora é um problema que afeta principalmente moradores de grandes cidades e não só.Insônias, estresse, perda de audição, cansaço e dores de cabeça são alguns dos danos causados pelo convívio diário com o barulho em excesso.

Fontes:
http://www.metodista.br/rronline/noticias/cidades/2010/09/poluicao-sonora-o-perigo-mora-ao-lado
http://adp8asom.no.sapo.pt/poluicao%20sonora.htm






Poluição Sonora


A Poluição Sonora é o barulho excessivo no ambiente ao ponto de criar dor nos ouvidos dos seres humanos, bem como nos animais.

Por exemplo:
As abelhas estão a morrer devido ás emissões dos rádios serem demasiados fortes para os seus aparelhos auditivos.


As Principais fontes de poluição


As principais fontes de poluição sonora são criadas pelo Homem no dia-a-dia.
As obras nas ruas, o ruído dos veículos as buzinas dos automóveis e outras actividades publicas.


Os efeitos da poluição no Homem


Para além de serem irritantes para as pessoas provocam vários efeitos negativos na saúde humana:
O Stress;

A perda de audição;

Falta de concentração;

Aumento do batimento cardíaco;

Surdez permanente.

poluição_sonora_imagem.jpg











Energia Luminosa


A luz ou energia luminosa na forma como a conhecemos é uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível.


Poluição luminosa é o tipo de poluição ocasionada pela luz excessiva ou obstrutiva criada por humanos. A poluição luminosa interfere nos ecossistemas, causa efeitos negativos à saúde, ilumina a atmosfera das cidades, reduzindo a visibilidade das estrelas e interfere na observação astronómica.


NOTA: Você que está sentindo ou vendo a luz solar ou a luz de uma lâmpada, está em contacto com a Energia Luminosa. A luz é uma série de ondas electromagnéticas que o olho humano pode captar. É um elemento formado por ondas e partículas e a principal fonte de Energia Luminosa que atinge o planeta é sem sombra de dúvidas o sol, uma energia quente a qual nossos olhos já se acostumaram. O sol é composto por energia luminosa.



220px-CrumpleEarth.jpg


Os Tipos
A Energia Luminosa pode ser incandescente ou luminescente. Os objectos que produzem radiação térmica, devido ao alto nível de aquecimento e tem esta radiação visível; são os incandescentes. O sol é o melhor exemplo deste tipo de Energia Luminosa e é imprescindível para a sobrevivência do planeta terra.


22-500x375.jpgimagem6.jpg


http://meioambiente.culturamix.com/projetos/energia-luminosa
http://einstein-81.blogspot.com/2008/10/energia-luminosa.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_luminosa


XD



A Poluição Sonora


A poluição sonora é o efeito provocado pela difusão do som num tom demasiado alto, sendo o
mesmo muito acima do tolerável pelos organismos vivos, no meio ambiente. Dependendo da sua
intensidade, causa danos irreversíveisna audição do ser humanos.
A Poluição Sonora é qualquer alteração das propriedades físicas do meio ambiente causada por
puro ou conjugação de sons, que directa ou indirectamente seja nociva a saúde,segurança e ao bem.

Os seres humanos, além dos sons queproduzem para se comunicar e se relacionar, como as palmas,
voz, assobios e passos, tambémproduzem outros tipos de sons,decorrentes de sua
acção de transformação dos elementos naturais.
Somente depois que o homemse tornou gregário e desenvolveu suas
qualidades criadoras, é que o ruído se transformou de aliado,
nos primórdios da Civilização, em inimigo, nos últimos tempos.

external image sonora.gifexternal image polui%C3%A7%C3%A3o..jpgexternal image images?q=tbn:ANd9GcSf0_ZLw2YjgcmlHSJFJRy-CkBVSckPdfU1gVz0_lM1a7WHszGQ
Fonte:
- http://apoluicao.blogspot.com/
- http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=pului%C3%A7ao+sonora&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&biw=1366&bih=667&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi



COMO EVITAR A POLUIÇÃO SONORA
- evitar ruídos desnecessários;
- não ouvir música demasiado alto;
- falar num tom moderado
http://www.prof2000.pt/users/jgavinhos/poluisonora.htm


Poluição Sonora


A poluição sonora é o efeito provocado pela difusão do som num tom demasiado alto, que, pode causar danos irreversíveis nos seres humanos.
Os sons de qualquer natureza podem tornar-se insuportáveis quando emitidos em grande "volume", neste caso, que esse determinado som possui elevada intensidade.
A perda da audição é o efeito mais frequentemente associado a qualquer som, seja ele ruidoso ou não, musical ou não, que possua níveis elevados de pressão sonora, ou seja, que ultrapasse os limites de tolerância cientificamente para o ouvido humano. A partir do nível de pressão sonora de 85 dB são potencialmente danosos aos ouvidos
Além das fontes de ruídos mais comuns, existe uma grande variedade de fontes sonoras nos centros urbanos, como: sirenes e alarmes, atividades recreativas, entre outras, que em conjunto denomina-se "Poluição Sonora Urbana".

ruido.jpgsonora.gif

Como Prevenir?


As principais medidas para se prevenir dos efeitos da poluição sonora podem ser:
Redução do ruído e de sons poluentes na fonte emissora
Redução do período de exposição.
Educação da população
Uso de proteção nos ouvidos adequada ao risco auditivo.
Em festas colocar o som com volume adequado ao "Ambiente", evitando-se o volume alto.

noise2.gif
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_sonora


POLUIÇÃO SONORA E LUMINOSA


A poluiçao sonora acontece quando no ambiente onde nos encontramos um nivel de som é demasiado alto e provoca dor. Embora esta poluição não se junte no meio ambiente, provoca tal como outros tipos de poluição, danos no corpo (sistema auditivo) e na qualidade de vida das pessoas. A Organização Mundial de Saúde considera que um som deve ficar em 50 décibéis- unidade de medida do som. O aparelho que mede os Décibéis chama-se decibelimetro. Podemos encontrar a poluição sonora no baralho das industrias, maquinas de obras, meios de transporte, música muito alta, etc.
A poluição sonora pode causar efeitos nefastos no ser humano tais como:
-insonias(dificuldade em dormir)
-stress
-depressão
-perda de audição
-agressividade
-perda de atenção de concentração
-perda de memória e dores de cabeça
-entre outras

A poluição luminosa surge quando a iluminação artificial incomoda e prejudica as pessoas e o meio ambiente em geral.
Este tipo de poluição é causado pelo mau uzo das luminárias, em ruas, praças ou residências, mandando parte da luz para o espaço.
-formato das lampadas
-luz desperdiçada
-falta de informação por parte das pessoas.

Consequências da poluição luminosa:
-problemas ambientais, pois os animais nao conseguem destenguir a luz do sol com a luz artificial
-perda de patrimonio natural
- impossiblita o trabalho dos astromonos.

http://adp8asom.no.sapo.pt/poluicao%20sonora.html
http://g68b.blogspot.com/2009/03/poluicao-luminosa.html
external image images?q=tbn:ANd9GcSERXrpLIXYiakCZMkaDXbz2nqPSz55rzQmYupA3y8ZrgxsuPn5qQ
poluiçao_luminosa_nas_ruas.jpg

=

Poluição Sonoraexternal image som_sim_barulho_nao.jpg=

O que é a poluição sonora?

A poluição sonora é o efeito provocado pela difusão do som num tom muito alto, mesmo muito acima do tolerável pelos organismos vivos, no meio ambiente. A poluição é originada pela produção de sons com elevada intensidade. Geralmente, estes sons são sons que se tornam insuportáveis, passando a ser considerados como ruído perturbador.

external image 500-Barulho-BenettOK_.jpgexternal image profissao012.gif

Como é que a poluição afecta o ser humano?


Reacções generalizadas de stress e aumento do ritmo cardíaco. São capazes de interromper a digestão e causar dores no estômago, náuseas, dores de cabeça, irritabilidade, ansiedade, nervosismo, insónia, perturbações auditivas graves, fadiga, redução de produtividade, aumento do números de acidentes ,de consultas médicas e do absentismo.

external image ruidos-ouvidos-199x300.jpgexternal image poluicao.jpg



O que pode o ser humano fazer para evitar a poluição sonora?

As medidas para se evitar os efeitos da poluição sonora são:
  • Redução do ruído e demais sons poluentes na fonte emissora;
  • Redução do período de exposição ao som muito forte, quando não for possível a neutralização do risco pelo uso de proteção adequada;
  • Educação da população;
  • Uso de proteção nos ouvidos adequada ao risco auditivo;
  • Em festas colocar o som com volume adequado evitando-se o volume alto. Não sendo possível, não permanecer por tempo prolongado em ambientes onde se tenha que gritar para ser ouvido pelo interlocutor à distância de um metro.

external image silencio.jpgexternal image 5cbb84552e64048b9e06ee8d051cccfd.jpg

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_sonora
http://saude.eb23-viatodos.rcts.pt/doencas_poluicao.htm
http://www.poluicao.net/poluicao-sonora/

external image adeus.gif

Poluição sonora

A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.

O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, etc. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.

Efeitos da poluiçao sonora na humanidade:

· Insônia (dificuldade de dormir);
· Estresse
· Depressão
· Perda de audição
· Agressividade
· Perda de atenção e concentração
· Perda de memória
· Dores de Cabeça
· Aumento da pressão arterial
· Cansaço
· Gastrite e úlcera
· Queda de rendimento escolar e no trabalho
· Surdez (em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído


pol sonora
pol sonora


Como evitar a poluição sonora:

Para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante: evitar locais com muito barulho; escutar música num volume de baixo para médio; não ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído; escutar walk man ou mp3 player num volume baixo, não gritar em locais fechados, evitar locais com aglomeração de pessoas conversando, ficar longe das caixas acústicas nos shows de rock e fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento.

Você sabia?

- É comemorado em 7 de maio o Dia do Silêncio.



external image silencio.jpg
com 05 dia 07 silencio.gif
com 05 dia 07 silencio.gif


http://www.suapesquisa.com/pesquisa/poluicao_sonora.htm



Poluição Luminosa



O que é a poluição luminosa?


A poluição luminosa (PL) é o efeito produzido pela luz exterior mal direccionada, que é dirigida para cima, ou para os lados, em vez de iluminar somente as áreas pretendidas. Esta forma de poluição resulta, na sua maioria esmagadora, de candeeiros e projectores que, por concepção inadequada ou instalação incorrecta, emitem luz muito para além do seu alvo ou zona de influência, sem qualquer efeito útil. Muitas vezes até emitem luz para as nuvens.

external image Polui%C3%A7%C3%A3o%20Luminosa.jpg

Causas da Poluição luminosa
A poluição luminosa é causado pelo mal uso das luminárias, em ruas, praças ou residências, mandando parte da luz para o espaço.
  • Formato das lâmpadas;
  • A luz desperdiçada
  • Falta de informação por parte das pessoas;
A poluição luminosa é mais intensa em áreas densamente povoadas e fortemente industrializadas na América do Norte, Europa e Japão.

Consequências da Poluição Luminosa
  • Impossibilita o trabalho dos astrónomos;
  • Gasto de muitos milhões de euros devido a desperdicios de luz e de energia eléctrica;
  • Imcomodo na sociedade devido à forte poluição luminosa;
  • Problemas ambientais pois os animais não conseguem destinguir a luz do Sol com a luz artificial presente de noite;
  • Perda de património natura.



http://www.astronomia2009.org/documentos/Poluicao_Luminosa_GAlmeida.PDF
http://g68b.blogspot.com/2009/03/poluicao-luminosa.html