1. As ondas electromagnécticas são ondas geradas a partir de campos eléctricos, e magnécticos que se propagam no ar e permitem a transmissão e recepção de informações.

Por exemplo, o rádio é um recurso tecnológico utilizado para existir comunicação por intermédio da trancepção de informações previamente codificadas em sinal electromagnético que se propaga através do espaço.

Os sistemas de radiocomunicação normais são formados por dois componentes básicos: O transmissor e o receptor.

Portanto, a verdadeira função do receptor de rádio é a descodificação dos sinais electromagnéticos recebidos do espaço, captados pela antena, transformando-os em ondas sonoras.

220px-Radio_cassette_player[1].jpg

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_(comunica%C3%A7%C3%A3o)


Os Telemóveis

São um aparelho de comunicação por ondas elctromagnéticas que permitem a transmissão bidireccional de voz e dados utilizáveis numa área geográfica que se encontra dividida em células, cada uma delas servida por um transmissor/receptor.

Ficheiro:Motorola V360.jpg
Ficheiro:Motorola V360.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Telem%C3%B3veis


Televisão é um sistema electrónico de transmissão de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho, o televisor que às vezes recebe erroneamente também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão. As câmeras e microfones captam as informações visuais e sonoras, que são em seguida convertidas de forma a poderem ser difundidas por meio eletromagnético ou elétrico, via cabos; o televisor ou aparelho de televisão capta as ondas electromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.

Fonte:pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o


Um computador, é uma máquina de processamento automático de informação. Um computador tem vários atributos tais como armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura. Os computadores pessoais e os laptops (portáteis), são ícones da "Era da Informação".

Actualmente, as formas de comutadores mais comuns são os sistemas embarcados, que são pequenos dispositivos que são usados para controlar outros. Ex: robôs, câmaras digitais ou brinquedos.

mac_pro_retoque.jpg

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador


Um aparelho auditivo tem como finalidade ajudar as pessoas com uma perda auditiva a perceber os sons. Actualmente, graças ao desenvolvimento da tecnologia digital e a um design bastante avançado, é hoje possível encontrar aparelhos auditivos tão pequenos que podem ser colocados no fundo do canal auditivo – sem prejuízo da reprodução sonora, a qual é tão clara e cristalina, como a dos melhores reprodutores sonoros modernos.

Os ruídos de fundo sempre constituíram um dos maiores problemas dos utilizadores de aparelho auditivo. Os aparelhos digitais avançados são capazes de reduzir os ruídos e realçar os sons, que são importantes para compreender a fala. Este processo realiza-se automaticamente dentro do aparelho auditivo sem que o utilizador se aperceba disso.

Outros recursos também estão disponíveis nas versões mais actuais como microfones direccionais para a fala, banda estendida de frequência, que faz com que um maior número de sons seja amplificado e até mesmo a tecnologia Bluetooth. Esta, faz conexão entre equipamentos de áudio e os aparelhos auditivos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aparelho_auditivoexternal image aparelhos.jpg

Asmicro-ondassãoondas electromagnéticascom comprimentos de onda maiores que os dos raiosinfravermelhos, mas menores que o comprimento deondadas ondas derádiovariando o comprimento de onda, consoante os autores, de 1maté 1,0mmintervalo equivalente às faixasUHF, SHF e EHF.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Micro-ondas

==

external image imagens-de-microondas.jpg

==


Radares

Os radares são dispositivos que permitem detectar objetos a longas distâncias e produzem ondas electromagnéticas (vibarções, em fase, dos campos eléctricos e magnéticos), que são refletidas por objetos distantes. A detecção das ondas refletidas permite determinar a localização do objeto.

O sistema de transmissão é constituido por 3 elementos fundamentais que são o oscilador, o modulador e o transmissor.

O modulador, pode variar o sinal em amplitude ou frequência, dependente do caso. Num radar de pulso, o sinal é ligado e desligado rapidamente no oscilador, neste caso, o modulador faz a mistura de um comprimento de onda secundário à frequência fundamental.

Da estabilidade do sinal gerado no oscilador e da modulação dependerá a qualidade do eco captado após atingir o alvo.

A produção do sinal do radar tem inicio no oscilador, que é um dispositivo que gera radiofrequência num comprimento de onda desejado.

A maioria dos radares usa bandas de frequências de rádio ou de microondas. O dispositivo precisa produzir uma frequência estável, pois o radar necessita de precisão para calcular o efeito Doppler (é uma característica observada nas ondas quando emitidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador).

A função do transmissor, é amplificar o sinal gerado no oscilador e misturado no modulador. Dependendo do ganho, um transmissor pode amplificar a potência de 1 Watt para 1 Megawatt.

Os radares em geral, necessitam enviar pulsos de alta potência, que após se propagarem, atingem o alvo e refletem numa espécie de eco. O sinal refletido, bem mais fraco que o emitido, é captado pela antena e amplificado novamente.

Os radares são utilizados na marinha, na aeronáutica, no exército, na meteorologia, nas aplicações cientificas e no trânsitio.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Radar
Ficheiro:Radar antenna.jpg
Ficheiro:Radar antenna.jpg

==


Playstation Portatil

A Playstation Portatil é uma consola portatil que produzem ondas mecânicas (som) e electromagnéticas (luz do ecran)

A Playtation Portatil permite apanhar internet recebendo tambem radioactividade mas também por causa da bateria

external image images?q=tbn:ANd9GcSF0OQEu04yzcZlqH-c2O0PwYe9KFzzuQkIv_2aPkFaNnnQ2KeFDg


Ecografia

A ecografia é uma técnica de diagnóstico baseada na utilização de ondas ultra-sónicas, a sua frequência é imperceptível para o ouvido humano, aproveitando a capacidade das ondas para atravessar os tecidos, onde se reflectem num grau proporcional à sua densidade. As ondas ultra-sónicas reflectidas originam uma espécie de eco, o que justifica a designação desta técnica de exploração, sendo captadas no exterior por um receptor semelhante a um radar e, em seguida, processadas através de um sistema digital que as transforma em imagens.

A ecografia é uma técnica de exploração inofensiva e de fácil realização que faculta imagens bastante precisas das estruturas internas, incluindo o produto da gestação, utilizada de forma regular na vigilância clínica da gravidez.

ecografia.jpg

http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=746


Sonar

Sonar é a sigla em inglês de Sound Navigation And Ranging, ou "navegação e determinação da distância pelo som".

É um instrumento auxiliar da navegação marítima.

Este sistema é usado no estudo e pesquisa dos oceanos (determinação de profundidades ou de depressões) e na pesca, para a localização de cardumes.

O sonar emite ultra-sons (ondas mecânicas de alta frequência) por um aparelho colocado nos navios, acoplado a um receptor de som.

O som emitido propaga-se na água, reflete-se no fundo dos oceanos ou nos objetos (peixes), retorna e é captado pelo receptor, que registra a variação de tempo entre a emissão e a recepção do som, fazendo cálculos ele determina a distância e a velocidade do objeto.

external image sonar.gif

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonar


Colunas de Som e os Altifalantes

Colunas de som são caixas que contêm um ou mais altifalantes, que podem ser iguais ou diferentes por onde os equipamentos de som transformam a energia eléctrica, correspondente ao sinal, em som.

Johann Philipp Reis, inventor alemão, que em 1861, após várias experiências conseguiu construir um aparelho que convertia quebras de corrente eléctrica em som. Este instalou um altifalante eléctrico no seu telefone, permitindo assim, a reprodução de falas/discursos.

Analisando uma coluna de som de três vias, com três altifalantes, cada um destes altifalantes é suposto ficar encarregue de reproduzir determinado grupo de frequências de som. Esses três altifalantes, um maior (banda de graves), outro mais pequeno (banda de médios) e outro ainda mais pequeno (banda de agudos), são o que corresponde às chamadas três vias ou três bandas .

Os altifalantes não trabalham com uma só frequência, trabalham com bandas, que são, todas as frequências entre dois valores, mínimo e máximo. Se imaginarmos uma coluna de 100 watt de três vias, poderemos dizer que, tipicamente, o altifalante de graves terá 100 watt, o de médios 20 watt e o de agudos 5 watt.

A potência da coluna é determinada pelo valor do altifalante de graves. colocando a hipotese de falarmos de um altifalante de 100 watt de banda de agudos, esta pode provocar sérios problemas de audição.


603inspiret10_40078.jpgJPReis.jpgimagesCA690G2H.jpg

http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&langpair=en%7Cpt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Loudspeaker
http://www.oocities.org/televisioncity/9957/col_som_cones.html
http://ruadajudiaria.com/?p=468


Ondas Electromagnéticas

Estas ondas podem ser utilizadas em tratamentos estéticos. O resultado da energia electromagnética no corpo humano submete-se a frequência aplicada. Quando a frequência é baixa provoca convulsão muscular que é utilizada, por exemplo, no desfibrador eléctrico. Já nas
frequências mais altas induz corrente que provoca aquecimento nos tecidos que entram em contacto com o eléctrodo e é usada, por exemplo, no bisturi eléctrico. Nas altas frequências causa polarização e oscilação das moléculas de água que transforma a energia electromagnética em calor e é utilizada com a finalidade de aquecer e remover dores musculares, sinusites, etc.

Ultrassom

Este aparelho tem como objectivo eliminar a celulite e reduzir a gordura, este aparelho emite ondas vibratórias de forma contínua ou pulsada através de um aparelho digital microcontrolado que atinge as camadas mais profundas até dissolver os nódulos celulósicos e gordurosos. Com o aumento da agitação molecular provoca uma alteração da permeabilidade da membrana celular, favorecendo a troca de fluidos entre os meios intra e extracelular. Também é indicado para fisioterapia e reabilitação desportiva.

Remoção de Tatuagens a laser
Este laser serve para remover todo o tipo de tatuagens, sem deixar cicatrizes. Este aparelho funciona através da absorção da tinta pela luz produzida, onde os fragmentos são quebrados até serem bastante reduzidos e que depois são removidos pelo sistema imunológico do corpo. As ondas utilizadas neste processo dependem do tipo de tinta utilizada na tatuagem.

Infrared Coagulator
O infrared coagulator serve para tratar qualquer tipo de lesão tal como manchas na pele encontradas principalmente, no dorso das mãos e na face. É também utilizado na remoção de hemorróidas, no tratamento da rinite, entre outros. Este aparelho funciona através da aplicação de um feixe de luz infravermelha na área afectada. O tecido da pele é coagulado com o uso da luz infravermelha que aquece, tratando a área em risco.

Laser Cool Touch

O laser cool touch é eficaz no tratamento de estrias, cicatrizes, rugas e na flacidez provocada pela perda do colágeno. Este aparelho funciona com um alto comprimento de onda que atinge as regiões mais profundas da pele. Para problemas que necessitam da utilização de estímulos de colágeno, esse tratamento é o mais inteligente e eficaz, pois quando a camada mais externa da pele arrefece, a luz do laser aquece as camadas mais profundas, conseguindo preservar as estruturas da superfície. É um tratamento indolor e que não altera a actividade quotidiana do paciente.

Thermacool
O thermacool serve para tratar da flacidez da cara e do pescoço, também para redução de rugas e vincos do rosto. Este aparelho funciona através do aquecimento do colágeno, protegendo a pele de queimaduras com um arrefecimento ultra eficaz. Com o aquecimento ocorrem duas situações na pele, uma imediata, onde as fibras colágenas contraem-se, e uma tardia, através de um estímulo potente para a formação de um novo colágeno.

Triniti
Este aparelho serve para melhorar a textura da pele e também a pigmentação da mesma, redução de flacidez e rugas faciais, isto é, serve para o rejuvenescimento da pele.
É um tratamento com três procedimentos realizados em sequência na mesma sessão através de um aparelho com a tecnologia elos, que é uma combinação de luz pulsada, infravermelho e laser com radiofrequência bipolar. O processo pode ser feito em todos os tipos de pele. São recomendadas três sessões para um óptimo resultado.

http://ondasesteticas.blogspot.com/





TAC

A tomografia axial computorizada (TAC), é um que exame diagnóstico consiste numa imagem que representa uma secção ou parte do corpo. Essa imagem é obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X.

Ondas Electromagnética

As ondas electromagnéticas são ondas geradas a partir de campos magnéticos que se propagam no ar e permitem a recepção de informações.

Raios X

Os raios X são emissões de ondas electromagnéticas.

Os raios X foram descobertos em 8 de Novembro de 1895, pelo físico alemão chamado Wilhelm Rontgen. A velocidade da onda é de 5 >pm<.


external image f_tac.jpgexternal image raio+X%281%29.jpg
Tomógrafo Raio X

external image ondas_eletro_19.gif
ondas electromagnéticas






Guitarra

A guitarra é um instrumento de cordas, que estas ao vibrarem produzem sons.
O nome "guitarra" refere-se uma série de instrumentos de cordas dedilhadas, que possuem geralmente de 4 a 12 cordas tensionadas ao longo do instrumento e um corpo com formato mais ou menos de um 8. Possuem também um braço, sobre o qual as cordas passam, permitindo ao guitarrista controlar a "altura" da nota produzida. Existem versões acústicas de guitarras, que possuem caixa de ressonância. As guitarras elétricas, que podem ou não ter uma caixa de ressonância.

Guitarra Acústica

8950255_1.jpg


Guitarra Eléctrica
13296328_1.jpg




















Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guitarra


O Rádio

A comunicação é um aspecto fundamental em todas as sociedades. Hoje em dia existem vários sistemas de comunicação, entre eles o sistema de comunicação via rádio.
Como em qualquer sistema de comunicação, neste também existem três elementos fundamentais, um transmissor, um receptor e um canal de transmissão.
A rádio é um sistema de comunicação que tem por base a emissão sonora de informação, através de ondas electromagnéticas, em várias frequências.
Sendo a antena um condutor, surgem nela pequenas correntes eléctricas originadas por um movimento vibratório de electrões com determinada frequência, produzido nos circuitos transmissores. Este movimento vibratório cria ondas electromagnéticas, pelas quais os programas de rádio são enviados. Como a terra possui geometria esférica, algumas estações não seriam sintonizadas, o mesmo não se verifica, pois existe na atmosfera uma camada externa, que é ionizada pela radiação solar de nome ionosfera, e que funciona como espelho, a qual reflecte as ondas electromagnéticas, permitindo assim ouvir uma enorme variedade de estações de rádio. Quando as ondas são captadas pela antena dos aparelhos de rádio, surge na antena um movimento vibratório de electrões, com a mesma frequência dos electrões da antena transmissora, que vão originar o aparecimento de pequenas correntes eléctricas, que se vão transformar no som que ouvimos.
As características da rádio como meio de comunicação de massa, fazem com que seja especialmente adequada para a transmissão da informação. Podendo esta ser considerada a sua principal função. Ela tem condições de transmitir a informação com maior rapidez que qualquer outro meio.
Ondas electromagnéticas: São ondas que se formam a partir da combinação dos campos magnéticos e eléctricos, que se propagam no espaço transportando energia. Os campos eléctricos e magnéticos que dão origem às ondas electromagnéticas propagam-se perpendicularmente um no outro, e foram demonstrados pelo físico Escocês James Maxwell




external image images?q=tbn:ANd9GcSXnyg1viOJj7tkeO2KevnqcupSzkHQgQWOPMMAXV_Dg2GVVed1 external image imagem-01.jpg




Fonte de pesquisa: Noticias do Milénio, 1000-2000, Navegar e evoluir até sermos metafísica, Fernando Carvalho Rodrigues




Microfone


O microfone converte vibrações mecânicas na gama audível (em frequências de 20Hz a 20kHz - seja no ar, água ou num material sólido) em um sinal eléctrico. Na maioria dos microfones em uso as ondas sonoras são convertidas em vibrações mecânicas através de um diafragma fino e flexível e em seguida convertidas em sinal eléctrico através de bobina móvel ou por carga e descarga de um condensador. No caso de microfones de condensador estes necessitam de uma tensão de alimentação contínua, chamada de phantom power, que é de facto uma tensão de polarização. Fonte de pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Microfone


microfone.jpg

Sismógrafo

· Sismógrafo é um aparelho que regista as ondas sísmicas, ou seja, a intensidade dos t erramotos , em s ismologia . Detecta e mede as ondas sísmicas naturais ou induzidas e permite determinar, principalmente se organizado em rede, a posição exacta do foco (hipocentro ) dessas ondas e do ponto da sua chegada na superfície terrestre (epicentro), para quantificar a energia desses terramotos expressa na escala de Richter .
· Existem vários tipos de sismógrafos, por exemplo, os que registam os movimentos horizontais do solo, os que registam os movimentos verticais, etc.
· O gráfico obtido num sismógrafo, através do qual pode-se observar características da propagação diferentes das ondas sísmicas, designa-se sismograma.
· Um sismograma, em período de calma sísmica, apresenta o aspecto de uma linha recta com apenas algumas oscilações. Quando ocorre um sismo, os registos tornam-se mais complexos e com oscilações bastante acentuadas, evidenciando a amplitude das diferentes ondas sísmicas.
http://pt.shvoong.com/exact-sciences/earth-sciences/1862117-sism%C3%B3grafo/



Sismografoactual.jpg
Sismografoactual.jpg
Sismografo.jpg
Sismografo.jpg





· O primeiro sismógrafo conhecido é o "Sismocóspio", inventado na China por Chang Heng em 132. Este aparelho consistia numa bola de bronze sustentada por oito dragões, que a seguravam com a boca. Quando ocorria um tremor de terra, por menor que fosse, a boca do dragão abria e a bola caía na boca aberta de um dos oito sapos de metal que se encontravam em baixo. O aparelho permitia determinar, a direção de propagação do sismo.
220px-Sismografo_chang_heng.jpg
220px-Sismografo_chang_heng.jpg



http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_noticia=7386



O radar é um dispositivo que permite detectar objetos a longas distâncias.

O radar funciona através de uma antena transmissora recpetora de de sinais ultra frequência.

Durante a propagação pelo espaço, o feixe se alarga em forma de cone, até atingir ao alvo que está sendo monitorado, sendo então refletido, e, retornando para a antena, que neste momento é receptora de sinais.

Como se sabe a velocidade de propagação do pulso, e pelo tempo de chegada do eco, pode-se facilmente calcular a distância a que o objecto´, outras das funcionalidades do radar é saber se esse objecto se está a aproximar do radar ou se está a afastar.

Radar.jpg


Radares Aerios

Funcionamento do Radar

O radar é composto por uma antena transmissora receptora de sinais para Super Alta Freqüência (SHF), a transmissão é um pulso eletromagnético de alta potência, curto período e feixe muito estreito. Durante a propagação pelo espaço, o feixe se alarga em forma de cone, até atingir ao alvo que está sendo monitorado, sendo então refletido, e, retornando para a antena, que neste momento é receptora de sinais.
Como se sabe a velocidade de propagação do pulso, e pelo tempo de chegada do eco, pode-se facilmente calcular a distância do objeto. É possível também, saber se o alvo está se afastando, ou se aproximando da estação, isto se deve ao Efeito Doppler, isto é, pela defasagem de frequênciaentre o sinal emitido e recebido.

O sistema de transmissão é composto por 3 elementos principais: o oscilador, o modulador, e o próprio transmissor. O transmissor fornece radiofrequência para a antena em forma de pulsos eletromagnéticos modulados de alta potência que são disparados contra a antena parabólica que remete-os unidirecionalmente em direção ao alvo.

external image radar_gauge.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Radar#Funcionamento_do_Radar






Ondas Eletromagnéticas

INTRODUÇÃO
É importante tomarmos consciência de como estamos imersos em ondas eletromagnéticas. Iniciando pelo Sol, a maior e mais importante fonte para os seres terrestres, cuja vida depende do calor e da luz recebidos através de ondas eletromagnéticas.
Além de outras, recebemos também: a radiação eletromagnética emitida, por átomos de hidrogênio neutro que povoam o espaço interestelar da nossa galáxia; as emissões na faixa de radiofreqüências dos "quasares" (objetos ópticos que se encontram a enormes distâncias de nós, muito além de nossa galáxia, e que produzem enorme quantidade de energia); pulsos intensos de radiação dos "pulsares" (estrelas pequenas cuja densidade média é em torno de 10 trilhões de vezes a densidade média do Sol).
Essas radiações são tão importantes que deram origem a uma nova ciência, a Radioastronomia, que se preocupa em captar e analisar essas informações obtidas do espaço através de ondas.



ondas_eletro_01[1].gif




Há ainda as fontes terrestres de radiação eletromagnética: as estações de rádio e de TV, o sistema de telecomunicações à base de microondas, lâmpadas artificiais, corpos aquecidos e muitas outras.



ondas_eletro_02[1].gif


A primeira previsão da existência de ondas eletromagnéticas foi feita, em 1864, pelo físico escocês, James Clerk Maxwell . Ele conseguiu provar teoricamente que uma perturbação eletromagnética devia se propagar no vácuo com uma velocidade igual à da luz.
E a primeira verificação foi feita por Henrich Hertz, em 1887. Hertz produziu ondas eletromagnéticas por meio de circuitos oscilantes e, depois, detectou-se por meio de outros circuitos sintonizados na mesma freqüência. Seu trabalho foi homenageado posteriormente colocando-se o nome "Hertz" para unidade de frequência.

ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

A palavra espectro (do latim "spectrum", que significa fantasma ou aparição) foi usada por Isaac Newton, no século XVII, para descrever a faixa de cores que apareceu quando numa experiência a luz do Sol atravessou um prisma de vidro em sua trajetória.
Atualmente chama-se espectro eletromagnético à faixa de freqüências e respectivos comprimentos de ondas que caracterizam os diversos tipos de ondas eletromagnéticas.
As ondas eletromagnéticas no vácuo têm a mesma velocidade , modificando a freqüência de acordo com espécie e, conseqüentemente, o comprimento de onda.


ondas_eletro_13[1].gif



As escalas de freqüência e comprimento de onda são logarítmicas.

Fisicamente, não há intervalos no espectro. Podemos ter ondas de qualquer freqüências que são idênticas na sua natureza, diferenciando no modo como podemos captá-las.

CARACTERÍSTICAS DAS PRINCIPAIS RADIAÇÕES
Ondas de Rádio
"Ondas de rádio" é a denominação dada às ondas desde freqüências muito pequenas, até 1012 Hz , acima da qual estão os raios infravermelhos.
As ondas de rádio são geradas por osciladores eletrônicos instalados geralmente em um lugar alto, para atingir uma maior região. Logo o nome "ondas de rádio" inclui as microondas, as ondas de TV, as ondas curtas, as ondas longas e as próprias bandas de AM e FM.

Ondas de rádio propriamente ditas
As ondas de rádio propriamente ditas, que vão de 104 Hz a 107 Hz , têm comprimento de onda grande, o que permite que elas sejam refletidas pelas camadas ionizadas da atmosfera superior (ionosfera).

ondas_eletro_14[1].gif

Estas ondas, além disso, têm a capacidade de contornar obstáculos como árvores, edifícios, de modo que é relativamente fácil captá-las num aparelho rádio-.

Ondas de TV**
As emissões de TV são feitas a partir de 5x107 Hz (50 MHz) . É costume classificar as ondas de TV em bandas de freqüência (faixa de freqüência), que são:
  • VHF : very high frequency (54 MHz à 216 MHZ è canal 2 à 13)
  • UHF : ultra-high frequency (470 MHz à 890 MHz è canal 14 à 83)
  • SHF : super-high frequency
  • EHF : extremely high frequency
  • VHFI : veri high frequency indeed
As ondas de TV não são refletidas pela ionosfera, de modo que para estas ondas serem captadas a distâncias superiores a 75 Km é necessário o uso de estações repetidoras.

ondas_eletro_15[1].gif


Microondas
Microondas correspondem à faixa de mais alta freqüência produzida por osciladores eletrônicos. Freqüências mais altas que as microondas só as produzidas por oscilações moleculares e atômicas.
As microondas são muito utilizadas em telecomunicações. As ligações de telefone e programas de TV recebidos "via satélite" de outros países são feitas com o emprego de microondas.

ondas_eletro_16[1].gif

As microondas também podem ser utilizadas para funcionamento de um radar. Uma fonte emite uma radiação que atinge um objeto e volta para o ponto onde a onda foi emitida. De acordo com a direção em que a radiação volta pode ser descoberta a localização do objeto que refletiu a onda.


ondas_eletro_17[1].gif



Luz visível
Note que nosso olho só tem condições de perceber freqüências que vão de 4,3x1014 Hz a 7x1014 , faixa indicada pelo espectro como luz visível.
Nosso olho percebe a freqüência de 4,3x1014 como a cor vermelha. Freqüências abaixo desta não são visíveis e são chamados de raios infravermelhos , que têm algumas aplicações práticas.
A freqüência de 7x1014 é vista pelo olho como cor violeta. Freqüências acima desta também não são visíveis e recebem o nome de raios ultravioleta. Têm também algumas aplicações.
A faixa correspondente à luz visível pode ser subdividida de acordo com o espectro a seguir.

ondas_eletro_18[1].gif

Raios X
Os raios X foram descobertos, em 1895, pelo físico alemão Wilhelm Röntgen. Os raios X têm freqüência alta e possuem muita energia. São capazes de atravessar muitas substâncias embora sejam detidos por outras, principalmente pelo chumbo.
Esses raios são produzidos sempre que um feixe de elétrons dotados de energia incidem sobre um obstáculo material. A energia cinética do feixe incidente é parcialmente transformada em energia eletromagnética, dando origem aos raios X.
Os raios X são capazes de impressionar uma chapa fotográfica e são muito utilizados em radiografias, já que conseguem atravessar a pele e os músculos da pessoa, mas são retidos pelos ossos.




ondas_eletro_19[1].gif


Os raios X são também bastante utilizados no tratamento de doenças como o câncer. Têm ainda outras aplicações: na pesquisa da estrutura da matéria, em Química, em Mineralogia e outros ramos.


Raios Gama
As ondas eletromagnéticas com freqüência acima da dos raios X recebe o nome de raios gama (g ).
Os raios g são produzidos por desintegração natural ou artificial de elementos radioativos.
ondas_eletro_20[1].gif


Um material radioativo pode emitir raios g durante muito tempo, até atingir uma forma mais estável.
Raios g de alta energia podem ser observados também nos raios cósmicos que atingem a alta atmosfera terrestre em grande quantidade por segundo.
Os raios g podem causar graves danos às células, de modo que os cientistas que trabalham em laboratório de radiação devem desenvolver métodos especiais de detecção e proteção contra doses excessivas desses raios.


http://www.algosobre.com.br/fisica/ondas-eletromagneticas.html


Patricia Duarte . N.º 21 - 8ºE